DIETA: MAS AFINAL, O QUE NÃO PODE COMER? Guia definitivo com os alimentos PROIBIDOS NA DIETA LOW CARB.
Quando cito a dieta Low Carb gosto de dizer que mais do que uma “reeducação alimentar”, ela é uma Estratégia Alimentar que, seguida corretamente, vai dar ao seu organismo os mecanismos necessários pra ele parar de engordar, começar a queimar sua gordura em excesso e ainda melhorar outros vários aspectos da sua saúde (diabetes, função cognitiva, digestão e até hormônios) (1).
Já que tô falando que é uma Estratégia, nada melhor do que saber todas as regras tim-tim por tim-tim pra não errar e logo já começar a sentir os benefícios. Eu falei aqui um pouco mais sobre os alimentos permitidos no meu passa-a-passo para começar a dieta e acertar; mas agora vamos saber o que você não deve comer, e pra isso fiz essa lista bem completa de ALIMENTOS A SEREM EVITADOS:
Imprime essa lista, compartilha com seus amigos e familiares, cola na geladeira e avisa todo mundo: desses alimentos não vou comer porque quero e preciso emagrecer. Seguindo essa lista, tudo vai ser mais fácil.
- FARINHA:
A farinha é um ingrediente absurdamente pobre em nutrientes e vitaminas, baixíssimo em fibra alimentar e com muito carboidrato (2). Ou seja, não serve pra quase nada no seu organismo e vai te engordar.
A farinha integral é relativamente melhor que a farinha branca, porém ambas são ricas em Carboidrato e devem ser evitadas. Não vale cair no mito de “Integral é saudável!” porque tendo farinha, mesmo que integral, vai te engordar. Fim de papo.
PRODUTOS QUE SÃO FEITOS E/OU CONTÉM FARINHA que você nem imagina:
- Outros Grãos:
Aveia, Centeio, Espelta, Cevada, Sêmola
Estes são outros grão que normalmente são processados nas mesmas fábricas que trabalham com farinha e acabam sendo contaminados com o Glúten presente na farinha, além de terem também bastante Carboidrato. Por serem grãos devem ser evitados da mesma forma.
- Molhos e cremes:
Ketchup, Maionese, Shoyu, Molhos prontos para Salada (3) e também Molhos de Tomate Industrializados.
A farinha é adicionada a estes produtos somente para engrossar a consistência. Na teoria, esses produtos seriam todos feitos apenas com Comida de Verdade. Na indústria, no entanto, os alimentos originais são quase inexistentes nesses produtos que acabam sendo enriquecidos com outros ingredientes que não deveriam estar ali, como conservantes e aditivos de sabores - e também a farinha. Tem que sempre conferir os ingredientes nas embalagens e a melhor opção é sempre fazer tudo em casa: molhos pra salada e de tomate não precisam de farinha se feitos em casa.
- Embutidos e Empanados:
Salsicha, “Nuggets”, Batata-frita (congelada), Kibes, Almôndegas (congeladas), Frango à passarinho (congelado).
Produtos que na teoria você pode até pensar que são “ok” mas estão cobertos de farinha pra fazer aquela casquinha crocante! As salsichas e os Nuggets são feitos com os restos das carnes que sobram e iriam pro lixo, que são altamente processadas e embutidas numa "massa"; As almôndegas e alguns tipo de frango pré-assado que são vendidos congelados, estão cobertos de farinha para casquinhas crocantes, além de conservantes e aditivos; Já o Kibe naturalmente requer Trigo na sua receita original, então não tem jeito e é melhor evitar.
- Sopas, caldos e temperos prontos:
Como os molhos, são enriquecidos com farinha para engrossar a consistência. Nos temperos é colocada a farinha para “render” mais. Caldo de carne e Curry em pó são exemplos que surpreendem! Uma técnica muito tradicional francesa chamada Roux ensina que para engrossar molhos e caldos, tem que fazer uma mistura de manteiga e farinha; o mesmo efeito pode ser atingido com amido de milho. De toda forma, as sopas e caldos prontos ficam então carregados de carboidrato pela adição da farinha ou amido, e tem que evitar. No caso dos temperos prontos, eles só colocam por colocar.
- Salgadinhos, biscoitos, barras-de-ceral:
Todos esses produtos já deveriam ser evitados por não serem Comida de Verdade; mais motivo ainda é saber que são todos feitos com farinha e muito açúcar, o que é ainda pior. Nenhum desses alimentos poderia ser feito em casa, de forma "natural". Sua avó não sabia fazer "Cheetos" nem bolacha tipo "Trakinas" e mesmo que fossem feitos em casa, teriam farinha e açúcar na receita porque são "massas" e "doces". O povo acha e jura que barras-de-cereal são "lanches saudáveis" por serem de grãos e sementes naturais, mas a maioria delas tem como primeiro ingrediente o açúcar e também farinha na composição.
- Bebidas como Cerveja e (alguns) Sucos prontos:
A cerveja tem como ingrediente a Cevada, que é do Trigo e tem glúten. Diz que tomar cerveja é como comer um pão-líquido, o que é ainda pior porque é absorvido mais rápido pelo seu organismo. Não à toa costumam dizer que “cerveja dá barriga”! (4)
Os sucos prontos também entram na lista de não permitidos. 1 por serem industrializados, e cheios de açúcar, e 2 por possivelmente serem engrossados com farinha. Sabe aquele suco quase pastoso? Tem farinha! Suco de fruta tem que ser feito com a fruta in natura e os de caixinha é tudo porcaria.
- E obviamente, os doces:
Bolos, cupcakes, brownies, biscoitos, brigadeiros, chantilly, etc.
Quase todos os doces são feitos com farinha (como os bolos), mas até os que não têm farinha vão ter açúcar. Então não tem jeito. Tem que evitar comer doce, especialmente os que contenham farinha. Vale atentar aos doces "embutidos" em outras coisas: o chantilly em cima do café espresso, as cebolas caramelizadas daquele hambúrguer gourmet e etc.
- Sorvetes, Xaropes, Geléias e até alguns Chocolates:
Sim, por incrível que pareça, alguns doces que na teoria não precisam de farinha, acabam sendo enriquecidos com ela também para “engrossar” e fazer render, tipo, sem nenhuma necessidade.
Até alguns chocolates às vezes são misturados com farinha pra ficar mais ‘durinhos’, mesmo os acima de 70%; Aqueles chocolates com "sabores" são os que mais podem ter farinha.
Ou seja, a farinha está presente em vários outros tipos de alimentos que a gente nem imaginava. Cortar a farinha da dieta não é só parar de comer pão e macarrão - tem que atentar também a todos esses outros produtos citados acima.
- AÇÚCAR
Que açúcar engorda e faz mal todo mundo já sabe. Mas por que tem que evitar a todo custo? Existem estudos que indicam que o açúcar é o maior responsável por doenças como aterosclerose, doença coronariana, diabetes e claro, tcham, a obesidade. (5) Entre 1980 e 2008, num período de apenas 30 anos, o número de adultos com Diabetes tipo 2 foi de 153 milhões para 347 milhões. (6) O possível responsável? O açúcar.
No ponto de vista da Evolução, a espécie humana não se desenvolveu para comer açúcar. Por 2 milhões de anos, os únicos alimentos doces existentes eram as frutas (que não existiam em abundância como hoje e só surgiam de acordo com certas estações do ano). Mas por que a gente ainda se entope de açúcar se nem é “da nossa natureza”? Porque nosso corpo ama e está viciado.
O açúcar gera uma situação análoga à das drogas, muito comparada inclusive à cocaína. O cérebro possui um “centro do prazer” que é ativado quando fazemos coisas prazeirosas, tipo o sexo ou usar alguma droga - e também comer aquele docinho. O açúcar faz quase a mesma coisa, ativando esse centro do prazer, fazendo seu corpo querer cada vez mais e mais aquela sensação prazerosa. (7) É por isso que no mercado a maioria dos produtos industrializados é lotada de açúcar, mesmo não sendo nem doce: a indústria se utiliza desse artifício pra fazer a gente viciar naqueles alimentos e sempre querer comprar mais e mais.
Cortar o açúcar então não é somente parar de comer doces e de adoçar o cafezinho da tarde - é também atentar à embalagem e aos ingredientes dos produtos que você consome, mesmo não sendo alimentos adocicados.
- Hambúrgueres industrializados
Aquela caixa de hambúrgueres congelados que você compra achando que é “carne” e tá liberado, na maioria das vezes é tchutchada com xarope de milho e melaço desidratado (outras formas do açúcar). Sim, é carne com açúcar, mesmo não tendo o mínimo de sabor doce.
- Ketchup e outros molhos prontos
Além de serem engrossados com farinha, muitos desses molhos e condimentos prontos têm açúcar. O ketchup naturalmente leva açúcar na receita (mesmo se você for fazer em casa) mas o industrializado vai conter muito mais do que o necessário. Shoyu, Molho Teriaky, Molho Barbecue, Molhos para salada - tudo isso vai ter bastante açúcar.
- Pães e massas no geral
Além da farinha, os pães e massas num geral são também cheios de açúcar para aumentar o paladar e te deixar viciado. Simples assim! Até mesmo o pão-de-sal (nome mineiro pro Pão-francês) vai ter açúcar na composição, fazendo a gente ficar doido e pensar que se é de sal, por que tem açúcar, meu Deus?!
A tradição do pão é universal porque ele é feito, na teoria, apenas com "Farinha, Água e Sal". Mas hoje em dia os pães são fabricados com milhares de outros ingredientes para aumentar o sabor e a conservação. Ou seja: tem que evitar.
A tradição do pão é universal porque ele é feito, na teoria, apenas com "Farinha, Água e Sal". Mas hoje em dia os pães são fabricados com milhares de outros ingredientes para aumentar o sabor e a conservação. Ou seja: tem que evitar.
- ATENÇÃO ESPECIAL AOS “DOCINHOS”
A balinha do Uber e aquele chocolatinho que acompanha o café podem SIM travar o seu emagrecimento. Apesar de pequenos e "bobos", são bombas de açúcar. Pior ainda, é capaz de ainda atiçarem o seu paladar e acionar uma quase crise de abstinência por doces, o que pode te dar muita ansiedade e ainda ativar uma mega compulsão alimentar.
Pra cortar o açúcar, assim como a farinha, tem que também prestar atenção nos produtos que nem doce são, mas têm açúcar escondido na composição só pra te viciar. Muita gente fala que tá fazendo certinho a dieta mas ainda morre de vontade de comer doces e não sabe porquê. Essa dificuldade em cortar o açúcar pode ser porque você ainda tá comendo, sem nem se dar conta.
- GRÃOS
- Arroz, feijão (branco, preto, todos os tipos), Grão-de-Bico, Milho, entre outros, devem ser evitados.
Os grãos, apesar de serem Comida de Verdade, concentram uma grande quantidade de carboidratos pobres em nutrientes (8). Apesar de serem ricos em fibra, a conta não bate pela alta quantidade de Carboidrato.
Os grãos, apesar de serem Comida de Verdade, concentram uma grande quantidade de carboidratos pobres em nutrientes (8). Apesar de serem ricos em fibra, a conta não bate pela alta quantidade de Carboidrato.
Outra coisa importante é pensar em como esses alimentos são produzidos hoje em dia. Pensa:
Os grão são plantados e produzidos num ambiente muito diferente do “in natura”; hoje em dia as plantações são carregadas de inseticidas e pesticidas e outros milhares de aditivos para fortalecer, preservar e facilitar o plantio e colheita. Repara no supermercado: comumente vem escrito na embalagem “Produto enriquecido com X”. Como a indústria consegue "enriquecer" um produto que foi feito pela natureza? Através de processos químicos que fogem do natural. Então os grãos que consumimos hoje são muito diferentes dos que a natureza nos deu há milhares de anos atrás. Portanto? Tem que evitar.
- ALGUNS LEGUMES
- Milho, Batata, Batata-doce, Beterraba, Mandioca, devem ser evitados.
Os legumes são importante na alimentação, porém nem todos vão favorecer o emagrecimento. Alguns deles na verdade podem atrapalhar e muito nesse processo por serem altos em carboidrato e amido, especialmente as raízes. Entre comer um pão e uma mandioca, a mandioca vai ser menos pior. Mas não significa que vai te ajudar a emagrecer.
- ALGUMAS FRUTAS
fotos: Dmitry Bayer / Mike Dorner / Reprodução.
|
- Banana, Uva, Manga, Pêra, Uva-passa, Damasco, Figo, Abacaxi e Melancia. Essas frutas devem ser evitadas.
As frutas também são muito boas para o organismo mas em excesso podem travar o emagrecimento. Fruta tem a tal da frutose, que é o açúcar natural delas, e pode sim engordar. Exemplo: uma maça pequena tem cerca de 21g de Carb, o que é muito pra quem quer emagrecer.
DICA: As frutas não são a melhor opção para LANCHES. (9)
Aquela ideia de “comer uma maça no café-da-tarde pra tapear a fome” é tão ruim quanto beber álcool de estômago vazio. O seu organismo vai absorver muito rápida essa frutose toda da maçã e em poucas horas você já vai estar com fome de novo.
Das frutas permitidas, eu aconselho sempre comer em momentos de abstinência de açúcar: quando bate aquela vontade louca de comer um doce, vale mais a pena comer um morango do que um chocolate; mas comer uma caixa de morangos todos os dias a tarde pode só aumentar a sua fome e ainda travar seu emagrecimento!
- LEITE
No começo da minha dieta eu tomava leite porque era absurdamente viciado em café-com-leite. Tomava quase todos os dias achando que a “gordura do leite” era boa e Low Carb. Por muito tempo travei o emagrecimento e só quando deixei de beber Leite que as coisas melhoraram.
O leite é uma fonte de vários nutrientes como o cálcio, potássio e vitaminas do complexo B. Porém, por causa da Lactose, o açúcar do leite, ele acaba sendo rico em carboidratos.
Outro motivo bom pra parar de tomar leite é pensar no seguinte: quando nascemos somos alimentados pelo leite materno. O mesmo acontece com os bezerros, que tomam o leite da Vaca. Assim como gatinhos tomam leite da gata-mãe e todos os mamíferos do universo. Não se vê, em hipótese alguma, um animal beber o leite de outro animal. Por que então nós humanos continuamos bebendo leite de Vaca? Ainda mais, por que bebemos leite depois de adultos? A lógica não bate.
fotos: Ian Dooley / Nathan Dumlao / Reprodução.
|
Segundo especialistas, utilizamos o leite porque ele é considerado muito nobre, e através das técnicas de domesticação do gado, conseguimos introduzir o leite e aproveitar dos benefícios que ele pode ter. (10) Tá, mas só tem benefícios? Não.
Muitos estudos apontam os malefícios do consumo de leite, seja pelo processo de industrialização que carrega o produto com gorduras saturadas, hormônios, antibióticos, pesticidas e outros que podem estar relacionados com muitas doenças graves; seja pela própria lactose e até mesmo a caseína, açúcar e proteína do leite, considerados inflamatórios e causadores de câncer. (11)
Se tomar leite serve pra aproveitar os minerais e vitaminas que ele contém, a gente tem que saber então que nem só no leite encontramos esses minerais. As verduras verde-escuras como brócolis, espinafre e a couve, as castanhas-do-pará e amêndoas são também excelentes fontes de cálcio (e é tudo Low Carb!)
Apesar do leite ainda ser considerado uma boa fonte de vitaminas, consumir ele numa dieta Low Carb fica restrito pelo fato dele conter muito carboidrato. Já os derivados do leite e demais laticínios podem ser usados, como é o caso do creme de leite, manteiga, queijos e alguns iogurtes.
Eu particularmente não tomo leite (nem integral, nem desnatado, nem sem lactose) e só consumo derivados em quantidade moderada (queijos, manteiga, creme de leite). Se a gente encontra quase as mesmas cosias em outros alimentos, pra que continuar bebendo leite que possivelmente vai te engordar?
RESUMO (pra colar na geladeira!)
Para emagrecer na dieta Low Carb, deve-se evitar os seguintes alimentos:
- FARINHA
Pães, bolos, massas, tortas, pizza, cereais, biscoitos, lasanha, etc. Atenção aos alimentos que contêm farinha "escondida".
- AÇÚCAR
Branco, demerara, de confeiteiro, doces em geral. Atenção aos alimentos que contêm açúcar "escondido".
- GRÃOS
Arroz, feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, etc.
- ALGUNS LEGUMES
Batata, batata-doce, mandioca, milho, beterraba.
- ALGUMAS FRUTAS
Banana, uva, manga, pêra, figo, abacaxi, melancia. Frutas secas no geral.
- LEITE
Leite integral, desnatado, semi-desnatado, sem lactose.
Todos esses alimentos devem ser evitados.
Lembrando que parte do sucesso de uma estratégia alimentar é o planejamento. Juntando as listas do "que pode e o que não pode comer", você vai conseguir fazer uma compra de mercado mais correta e vai saber as melhores opções pra fazer seu corpo funcionar a seu favor.
Diretório:
________________________________
Este artigo representa a visão do autor baseada em sua experiência própria e tem a intenção de apenas informar.
Ainda que o artigo traga sugestões práticas e dicas de conduta, fica à critério do leitor segui-las ou não.
Este artigo não é, e nem tem a intenção de ser, uma substituição de um acompanhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento, e nunca deve ser seguido inteiramente sem o acompanhamento do seu médico de confiança.
0 comentários:
Post a Comment