PASSO A PASSO PARA A DIETA LOWCARB: como começar e acertar!

Sempre que me perguntam como eu emagreci 30kgs e eu falo sobre a dieta Lowcarb, já começam as desculpinhas as dúvidas. A primeira pergunta SEMPRE é: mas como eu faço pra começar?! 

Pensei num passo a passo bem simples com dicas práticas de quem começou, continuou e teve resultado - que no caso fui eu. Não é papinho! É dica, coisinha, truques pra você seguir e ter sucesso.

Então se você quer começar mas tá meio perdido, segue essas dicas abaixo e corre pro abraço!


1. SAIBA O QUE COMER.



Voce pode ler todos os livros e artigos sobre a dieta (o que eu super aconselho!) mas o mais importante para começar é: SAIBA o que você DEVE/PODE COMER.
A gente ouve falar que na dieta lowcarb deve-se comer comida de verdade. Tá, mas que comida? O que é comida de verdade? Pesquise! Leia todas as listas de todos os blogs. Imprime, cola na geladeira. Analisa todos os itens e alimentos.

Pra referência, a lista que eu usei e viveu na minha geladeira foi essa.  Tem também meu resumo e principios básicos da dieta, com vários links legais para seguir.
Eu olhava pra ela todos os dias. Essa lista era meu pequeno altar onde todas as manhãs eu rezava uma singela oração pedindo aos alfaces e aspargos que me dessem força pra continuar e seguir (e deu certo!). Faltava eu andar com a lista na carteira como se fosse a foto de um filho meu. Essa lista foi minha base e meu alicerce, assim como a Beyoncé também é pra muita gente.

Olha pra lista e pensa: eu como isso? já comi? sei cozinhar? sei qual é o gosto? Tem que estudar os ingredientes e alimentos permitidos como se fosse uma bula médica; olha para a lista de peito aberto e pensa: esses são os remédios que vão me fazer emagrecer!

Muita gente fica com medo do que vai PARAR DE COMER e foca somente nos alimentos que não são permitidos. Péssimo! Tem é que focar nos alimentos permitidos, afinal tem que pensar positivo e ver o lado bom das coisas, gente. Essa lista tem que ser a base da sua dieta.

2. ANALISE SUA DISPENSA E GELADEIRA.



Agora cê já sabe o que poder comer. O próximo passo é olhar para seu armário e geladeira e analisar todos os produtos que você consome. Tem bolacha, pão, torradinha light, miojo? Lixo (mentira, passa pra frente!). Tem comida de verdade? Dai cê guarda. Todo o resto, meu bem, infelizmente tem que sair.

Todos os produtos que não estiverem na lista de alimentos permitidos devem ser descartados imediatamente. Jogar comida fora? Jamais! Doa praquele colega do trabalho toda essa comida que você deve evitar (tem sempre aquele amigo que come de tudo e não engorda, né?).

Não vai esperar aquele pacote de macarrão acabar, não vai pensando que vai ser forte e conseguir resistir ao pacote de bolacha recheada escondido no fundo do armário! Tem que descartar e tirar de perto todas as tentações que podem te desviar do foco.

E mais importante: não pense nelas. Desapega! Ninguém vai morrer de ficar sem Trakinas, meu bem. Quanto mais você focar nos alimentos bons, mais fácil vai ser esquecer aquela vontade de comer um doce ou um pãozinho. Juro!


3. FAÇA UMA BELA COMPRA DE MERCADO

Após fazer a limpa na sua dispensa chegou a hora de ir ao mercado. Com a lista de alimentos permitidos, vai no mercado-vendinha-hortifruti mais perto e lota o carrinho com folhas, legumes, ovos, queijos, limões, tomates, tudo o que for permitido - e tudo aquilo que sua vó mandou cê comer a vida inteira! Tem que encher a cozinha e dispensa com os produtos que vão te ajudar a emagrecer!

Parte do sucesso de uma dieta é ter uma geladeira cheia (sempre que possível) para não cair em tentação e pedir aquela pizza rapidinha no delivery.
Foto de uma compra de mercado feita por mim, para 1 pessoa durante 1 semana. Ovos, café, tomate cereja, abobrinha, folhas no geral, limão, beringela. Na foto não aparece mas tinha também carne vermelha, frango, queijos e manteiga!

Ir ao mercado com a lista vai super ajudar a saber variar na compra. Ninguém quer comer só alface e tomate! Existem milhares de alimentos permitidos na dieta, e quanto mais variada e colorida for a sua compra, mais fácil e gostosa vai ser a sua vida. É clichê? É coisa de gente chata? É. Mas cê quer emagrecer ou comer qualquer coisa que tá na sua frente?


4. COMECE, AGORA. RIGHT NOW. Já! PRA OOOOONTEM!

O famoso e clichê ditado de "começo na segunda" é a maior mentira que você pode contar (a não ser que você esteja lendo isso domingo a noite). Começa a dieta AGORA. Imediatamente. Mesmo que você ainda esteja com a dispensa cheia de carboidratos e guloseimas, almoça uma salada! Manda dois ovos mexidos no café-da-manhã. Minha mãe já dizia: não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Ela estava o que? Certa. E eu também tô. Então chega de mimimi e começa!

Não fica enchendo a cabeça de dúvidas e questões antes de começar. De verdade! Você já sabe o que pode comer e o que deve evitar. Então comece a comer o que é indicado - e pare de comer o que não é indicado. Simples. Não tem segredo. Não tem desculpa, não tem motivo pra não começar. De verdade!

É difícil? Isso é relativo. Eu nunca tive problemas em deixar de comer pão e bolacha, porque nunca fez muito parte do meu hábito alimentar. Nunca cozinhei feijão porque morro de medo de panela de pressão! Arroz nunca foi meu favorito. Então talvez pra mim tenha sido mais fácil. Mas a vida não é justa, então não tem que pensar nisso. Tem que olhar pra lista, comprar as coisas, começar a comer bem. Não tem segredo.

Em uma semana no final de 2014 eu decidi que iria emagrecer. Li blogs, peguei minha lista, comprei as coisas. Comecei a fazer. 15 dias depois eu tinha emagrecido 7 kgs. Foi assim que eu comecei. 1 ano depois e eu tinha perdido 30kgs.



DICAS EXTRAS:

Faça um caderno de anotações com suas medidas e peso iniciais. Dói subir na balança e você tem vontade de chorar? Eu também tinha (por isso comecei a dieta). Mas tenho até hoje um caderno onde anotei meu peso inicial. É maravilhoso poder olhar pra trás e ver o tanto que eu emagreci! Melhor ainda é ver quantos centímetros eu eliminei!


Avise seus amigos e familiares. Eu tinha vergonha de fazer dieta, a última coisa que eu queria era que soubessem que eu tava tentando emagrecer. Mas a partir do momento que eu falei gente, to de dieta, um peso saiu das minhas costas. Melhor ainda é poder contar com o apoio dos seus queridos. Então tem que falar pra todo mundo, pedir ajuda, conversar sobre o assunto, escancarar. No fim das contas, você tá querendo melhorar a sua saúde - e não tem nada de errado nisso.

Beba muita água. Pergunta pra Gisele Bündchen o segredo de beleza dela e ela vai falar: beber muita água. Não sou eu que tô falando, é a Gisele. De verdade, beber muita água é um dos fatores decisivos no sucesso de uma dieta. Não tem desculpa, tem que beber muita água. Euzinho bebo cerca de 4 litros por dia.

Por fim, E MUITO IMPORTANTE: força de vontade. Tem que estar disposto. Tem que assumir a responsabilidade sobre a sua própria saúde. Somos vítimas de um sistema falho da indústria alimentícia? Sim. Alguns de nós temos problemas genéticos que fazem a gente engordar e isso é um saco? Sim. Mas não podemos ser vítimas nesse mundo e temos que assumir as responsabilidade sobre a nossa vida, nosso corpo e nossa saúde. Tem que segurar essa barra e meter pau na dieta. Tudo vai dar certo!

Pra fechar e resumindo:
1. Saiba o que comer. 2. Veja o que você tem de bom e ruim na sua geladeira. 3. Vai no mercado e abastece sua geladeira de coisa boa. 4. Começa. Em 15 dias você vai estar o quê? Comendo bem, emagrecendo, perdendo muita medida e melhorando a sua saúde. <3 Pode confiar.

________________________________

Este artigo representa a visão do autor baseada em sua experiência própria e tem a intenção de apenas informar.
Ainda que o artigo traga sugestões práticas e dicas de conduta, fica à critério do leitor segui-las ou não.
Este artigo não é, e nem tem a intenção de ser, uma substituição de um acompanhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento, e nunca deve ser seguido inteiramente sem o acompanhamento do seu médico de confiança.

- - - - - - - - - - - - - - - -

CONVERSATION

4 comentários:

  1. Oi Diogo! Obrigado por compartilhar! Vou ler sobre o assunto e planejar minha dieta! Saúde em primeiro lugar!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. ei Bruno, obrigado pela mensagem! Se tiver alguma dúvida fico feliz em ajudar :) boa sorte na dieta!

      Delete
  2. Oi Diogo! to amando ler os textos! Pacientes bariátricos com ganho de peso podem fazer essa dieta? Além disso, uma curiosidade... tu fez exercício físico? obrigado!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Elvis, obrigado pelo comentário! <3 Então, essa dieta é indicada pra quem tem problemas com peso, e independente de emagrecimento é uma ótima escolha de reeducação alimentar por ser muito saudável, sabe? Você faz algum acompanhamento médico por ter feito bariátrica? Me conta! E eu não faço exercícios não haha! Perdi 30 kgs sem academia, acredita?

      Delete