GORDO E SOLTEIRO NO TINDER



Alguns meses depois que decidi começar a minha dieta, eu acabei terminando um relacionamento. Depois de 4 anos namorando e morando junto, eu estava solteiro - e tentando emagrecer. Como se um término de namoro não fosse suficiente, decidi baixar o Tinder.

Quando baixei o Tinder eu não fazia nem idéia de que fotos colocaria no meu perfil. Coloquei alguns selfies, as únicas fotos que eu tinha de mim, e escrevi uma biografia simples. Linkei o meu Spotify e o Instagram, achando que meu rostinho bonito e meu gosto musical iriam me ganhar vários encontros.
Ao longo das incontáveis noites passando a telinha pro lado, eu comecei a analisar os perfis dos outros meninos. Fotos na praia, viagens, no bar com os amigos. Sorrisos abertos, paredes grafitadas, corpos cobertos de tatuagens. E eu com meus selfies de cara fechada, dentro de casa. O máximo que dava pra ver de mim era meu cabelo amassado e bagunçado. Obviamente eu não fiz muito sucesso.

Apesar de ter sido gordo a minha vida inteira até então, eu sempre tive o rosto mais pro magro. Maxilar marcado, testa quadrada. Tudo sempre deu a entender que não necessariamente eu fosse gordo. Sempre me achei bonitinho, fotogênico. Não achava que tinha que indicar que eu era gordo e muito menos que eu estava de dieta, afinal eu morria de vergonha. Até que um dia me perguntaram:

- Você é gordo?
- haha! Como assim?
- É que não tem nenhuma foto do seu corpo então você deve ser gordo e tem vergonha de mostrar.

Pior ainda foi ter que explicar que, hum, sim, acho que sim, me chamam de gordinho, mas é, tô de dieta. O pior gordo é aquele que não admite. Na tentativa de indicar para os possíveis matches que eu era "gordinho", coloquei um emoji de urso na descrição 🐻. Gordinho, peludo, de óculos, barbudinho. Bingo! Achei que ia arrasar. Não adiantou muita coisa.

Logo percebi que nesses aplicativos de relacionamento o que mais importa é a imagem. Naquela época no entanto eu não tinha imagem pra mostrar. Eu não tinha fotos em Paris, fotos gargalhando no Beco do Batman, fotos naquele restaurante maravilhoso da Vila Madalena. O que eu tinha era a minha balança digital no banheiro e uma fita métrica na pia, instrumentos que usei incansavelmente todos os dias da minha vida nos primeiros 6 meses da dieta. 

Eu nunca tinha parado pra pensar que eventualmente eu teria que explicar para as pessoas que eu era gordo. Como nunca mostrei meu corpo em fotos, ficava uma dúvida. Se esse menino só mostra o rosto ele deve ser gordo e tem vergonha do corpo. E era verdade! Eu tive vergonha a vida inteira. Quando o grupo se juntava pra uma foto eu era o primeiro a ir pro fundo, me escondendo. Nunca deixei tirarem foto de corpo inteiro, só tira do rosto! Meu maior pesadelo era ser fotografado sentado. 

Além da vergonha de efetivamente tirar fotos eu tinha vergonha de dizer que eu estava de dieta.
O boy me chamou pra comer pizza, puta que pariu, o que eu faço? Falo que tô de dieta e que não como gluten e lactose e me faço parecer um natureba de merda ou simplesmente invento uma desculpa? 

Milhares de vezes eu inventava as mais absurdas histórias pra não aceitar aquele convite pra um sorvete ou um japonês.

Sou alérgico. Não gosto de lanche. Comi pizza ontem. Tô fazendo jantar mas a gente pode uma breja depois. Na verdade eu não gosto de cerveja. Vou ficar só na Coca Zero hoje.

 A verdade é que eu era um gordo tentando desesperadamente emagrecer fazendo uma dieta que, apesar de ser considerada uma das mais "sociais", não me permitia sentar tomar uma cerveja com o boy gato do Tinder. Eu não podia ir tomar sorvete sábado a tarde pra conhecer aquele menino interessante. E isso enchia meu saco!

Algumas vezes eu furei a dieta pra tentar ser normal. Ah, dia do lixo, foda-se! Já cheguei a pedir pizza às 3 da manhã com um date porque a gente ficou com fome. E comemos a pizza em cima da cama. Tudo pra não parecer encanado.

E no final das contas eu tava sempre me sentindo mal, ou porque eu ainda tinha vergonha e me escondia, ou porque furava a dieta e não conseguia mais emagrecer. Só quando eu decidi assumir, pra mim e pros outros, que eu tava de dieta eu percebi que isso não iria me definir e aí eu finalmente me libertei. Eu fazia dieta mas isso não era tudo sobre mim. Da mesma forma que as fotos maravilhosas não definiam os meninos que me intimidavam no Tinder.

Descobri então um outro lado! Nada era melhor do que ver o boy todo preocupado tentando achar um lugar que eu pudesse comer; os elogios das pessoas que se impressionavam com os 15kgs que eu já tinha perdido; os comentários de que eu era lindo em qualquer tamanho. Tudo isso me ajudou a seguir firme na dieta.

Quando eu parei de me importar com a imagem que eu passava, se era de "cara descolado" ou "louco da dieta", ou se eu tava "gordo ainda" ou "já não pareço ser tão gordo", foi que eu me encontrei. Consegui achar o balanço entre seguir uma dieta rígida e ainda ter uma vida social; aprendi a me organizar para que os dias do lixo fossem quando eu tivesse uma festa ou um encontro. Aprendi também a pedir pros meus amigos eventualmente tirarem uma foto minha, sorrindo e de corpo inteiro. Essa eu vou colocar no Tinder!

E me lembrei que a parte mais importante desse processo de emagrecimento e de estar recém-solteiro (e num app de relacionamento), era a de que eu estava me reconhecendo, aprendendo a me olhar. E antes de pensar em como as pessoas estavam me vendo, eu precisava me enxergar. Não adiantava de nada emagrecer e continuar sendo o cara encanado, tímido, cheio de neuras. Não adiantava fazer dieta pra ser o cara chato do rolê, que não senta tomar uma cerveja com os amigos.

Faz parte do processo de emagrecimento saber dizer não sem se sentir mal ou inferior. Faz parte da dieta chutar o balde e comer uma pizza! Faz parte da dieta tirar uma foto pelado em frente ao espelho. Faz parte da dieta colocar aquela foto no Instagram que todo mundo vai comentar "você tá mais magro?!". Faz parte da sua vida assumir as suas fraquezas, pedir ajuda com os seus desafios, e deslizar pra direita quando aquele boy te chama pra sair.


- - - - - - - - - - - - - - - -

CONVERSATION

0 comentários:

Post a Comment