DIETA: Como perdi 30kgs em 1 ano?


Desde que emagreci e menciono que perdi 30 kgs a primeira reação das pessoas é "me passa a receita!". A receita é simples e uma só: Dieta Low Carb! Ai, Diogo, cê jura? Juro!
Durante algum tempo eu ajudava meus amigos e tentava explicar toda a "ciência" do processo de emagrecimento, mas vamos simplificar. Porque eu juro que é muito mais simples do que parece! Vem!

O que é a Dieta Low Carb - E POR QUE ELA FUNCIONA?

A dieta Low Carb é uma estratégia alimentar que tem como objetivo reduzir a quantidade de carboidratos na alimentação, estratégia essa usada no combate à obesidade, diabetes e outras doenças. Ou seja: uma dieta que você corta os carbs e come mais vegetais, carnes e produtos naturais! Plim!

Por que funciona? Porque a dieta vai alterar o metabolismo, passando a utilizar a gordura como fonte de energia, ao invés do carboidrato. E daí você emagrece!
Em outras palavras: seu corpo vai começar a queimar sua própria gordura (hey, barriguinha!) para se alimentar.

COMO FAÇO PRA COMEÇAR?
Pra não perder tempo, tem apenas 2 regras que você precisa seguir. 2 regras, gente! Não tem nada além disso. Até a Dua Lipa tem mais regras do que essa dieta...

Eu imprimi essa lista e deixei na minha geladeira, simples assim! Veja aqui MEU PASSO A PASSO mais detalhado para começar a dieta. Tava com fome? Olhava pra lista. Tava indo no mercado? Olhava pra lista. 

  1. Cortar o açúcar.
  2. Evitar grãos, especialmente Trigo.
Parece difícil? Acho que não. Difícil é querer entrar naquela brusinha que não serve.

E o que você vai comer? Carnes em geral, peixes, ovos, vegetais, queijo, nozes e castanhas! Ou seja: mil coisas.

Carnes: qualquer tipo de carne; vermelha, frango, peixe;
Ovos: cozido, mexido, frito, em receitas. Os ovos são um dos alimentos mais saudáveis do mundo!
Vegetais: Todas as folhas (alface, rúcula, agrião), vegetais como tomate, couve-flor, couve, aspargos, abobrinha, beringela, cogumelos, pepino, cebola!
Laticínios: eu não tomo leite mas não abro mão de queijos na dieta! De todos os tipos, especialmente os amarelos e mais gordurosos! Os laticínios são aliados mas devem ser consumidos em moderação.
Nozes: nozes, castanha-de-caju, amêndoas, pistache, etc. São muito boas para snacks.


O MAIS IMPORTANTE:
Comer comida de verdade. 
Pensando um pouco, ao cortar o carboidrato você vai tirar pães, bolachas, macarrão, barra de cereal, sucrilhos, cookies, massas - num geral, a maioria é PRODUTO INDUSTRIALIZADO. Ai, Diogo, Mas Trakinas é comida de verdade, ué! Não, não é! Comida de verdade é o que a sua avó mandava você comer.

Saladas, vegetais, carnes, ovos, castanhas - nada disso é produzido numa fábrica, embalado e vendido pronto pra comer, certo? São produtos reais, de verdade, que a natureza nos dá. Só coisa linda que faz bem pra gente!

Se essa for a base da sua dieta, automaticamente você vai reduzir o índice de carboidratos da sua alimentação, vai emagrecer e ainda ficar muito mais saudável. Não é ser natureba-bela-gil, é ser consciente e responsável pela sua própria saúde e parar de comer comida que vem dentro de saquinho! Prontofalei.

Ai, mas dá pra comer Doce? Dá. Veja essa receita de uma cheesecake maravilhosa. Uma pequena busca no Youtube por "sobremesas lowcarb" vai te dar vários resultados! Quer comer pão? Existe pão Lowcarb!  Lasanhas de beringela, assados maravilhosos, saladas incríveis, molhos, sobremesas, lanches e aperitivos - dá pra criar e fazer muita coisa seguindo a base da dieta. É só sair da zona-de-conforto e começar a pesquisar e experimentar. E nem precisa saber muito cozinhar!


Parece mentira? Eu também achava. Quando comecei a dieta eu dava gargalhadas ao imaginar que de comer carne "gordurosa" e ovos com queijo eu iria emagrecer.
Eu DUVIDADA que ia dar certo! Achava que ia passar fome e ter tontura, morrer nos primeiros 10 minutos que eu saísse de casa. O que aconteceu no entanto? Emagreci, meu bem. Veja meu antes e depois! Emagreci ATE O JOELHO! Sério. Com essa dieta você emagrece o joelho, as costas! Às vezes eu acho que até meu pé tá mais magro, sinto meus sapatos largos. Perdi até cueca, gente!

PEQUENO DIRETORIO:

  • Quer mais evidência? Essa matéria do site Papo de Homem mostra as verdades e mentiras sobre o emagrecimento. E não é papo de mulherzinha, viu?
  • Quer manuais, videos de receitas simples e fáceis de fazer? Cardápios prontos? O melhor site nesse quesito é o Senhor Tanquinho!
  • Fala inglês e quer acompanhar um casal que faz a dieta Lowcarb e posta vídeos sobre seu dia-a-dia? Recomendo bastante o canal Keto Connect!
  • Quer evidências científicas? Acesse o site do Dr. José Carlos Souto, um dos sites mais completos com as teorias e estudos científicos (que só um médico tem acesso) e milhares de informações valiosas sobre a dieta.
  • Você só confia em médicos e quer mais informações técnicas sobre a dieta? Acesse o canal do Dr. Eric Berg DC (em inglês) e veja seus vídeos curtos sobre vários assuntos da dieta. Tem entrevistas e relatos de sucesso, dicas maravilhosas e muita informação.
  • Outro médico de respeito que vale a pena ler e ouvir é o Dr. Lair Ribeiro. Uma pequena busca no Youtube vai te dar milhares de entrevistas onde o Dr. fala, indiretamente, da redução de carboidratos e açúcares no tratamento de doenças como Câncer. 

Por fim, existe muita ciência aplicada à dieta Low Carb e milhares de pontos de vista. Meu objetivo não é aprofundar, porque não sou nutricionista e nem personal de ninguém. Mas eu queria falar que se você parar de comer carboidrato, especialmente dos produtos industrializados e processados, cortar o açúcar, encher o bucho de vegetais, saladas e produtos naturais - FIA! não tem nada que te segure gorda. Nada! 

________________________________

Este artigo representa a visão do autor baseada em sua experiência própria e tem a intenção de apenas informar.
Ainda que o artigo traga sugestões práticas e dicas de conduta, fica à critério do leitor segui-las ou não.
Este artigo não é, e nem tem a intenção de ser, uma substituição de um acompanhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento, e nunca deve ser seguido inteiramente sem o acompanhamento do seu médico de confiança.

- - - - - - - - - - - - - - - -

CONVERSATION

0 comentários:

Post a Comment